quarta-feira, fevereiro 25, 2009

De um amigo

Somos todos anjos!

"Que a harmonia e felicidade sejam o caminho e não apenas simples objectivos... mais do que alcançá-las é importante interiorizá-las e vivenciá-las, diariamente, com todos aqueles que nos são especiais e nos tornam no que somos!"

*Véro*

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

"Hay que buscarse un Amante"

"Muitas pessoas têm um amante, e outras gostariam de ter um.
Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.
Geralmente são estas últimas que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insónia, apatia, pessimismo, crises de choro, ou as mais diversas dores. Elas contam-me que as suas vidas correm de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar o tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente a perder a esperança. Antes de me contarem tudo isto, já tinham estado noutros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "Depressão"... além da inevitável receita do anti-depressivo do momento. Assim, depois de as ouvir atentamente, eu digo-lhes que elas não precisam de nenhum anti-depressivo. Digo-lhes que o que elas precisam é de um Amante!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem o meu conselho. Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa destas?!".
Há também as que, chocadas e escandalizadas, despedem-se e não voltam nunca mais. Às que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico-lhes o seguinte: Amante é "aquilo que nos apaixona". É o que toma conta do nosso pensamento antes de adormecermos, e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso Amante é o que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida. Às vezes encontramos o nosso amante no nosso parceiro, outras vezes, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no desporto, no trabalho, na necessidade de nos transcendermos espiritualmente, numa boa refeição, no estudo, ou no prazer obsessivo do nosso passatempo preferido... Enfim, Amante é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir vivendo".
E o que é "ir vivendo"? "Ir vivendo" é ter medo de viver. É vigiar a forma como os outros vivem, é o deixarmo-nos dominar pela pressão, andar por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastarmo-nos do que é gratificante, observar decepcionados cada ruga nova que o espelho nos mostra, é aborrecermo-nos com o calor ou com o frio, com a humidade, com o sol ou com a chuva.
"Ir vivendo" é adiar a possibilidade de viver o hoje, fingindo contentarmo-nos com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contentem com "ir vivendo". Procurem um amante, sejam também um amante e um protagonista da vossa vida... Acreditem que o trágico não é morrer, porque afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver, por isso, e sem mais delongas, procurem um amante.
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: "Para se estar satisfeito, activo, e sentirem-se jovens e felizes, é preciso namorar a vida".

*Dr. Jorge Bucay*
"Hay que buscarse un Amante"

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Encontros e desencontros

A vida é feita de encontros e desencontros.
Todos nós já tivemos algumas noites mal dormidas... já deixamos cair muitas lágrimas… já sentimos uma grande dose de tristeza… uma profunda mágoa… mas também já sentimos uma ferida a sarar...

E então, apercebemo-nos que vale a pena erguermo-nos pelo nosso próprio pé... aceitando a ajuda de quem nos estende a mão... mas sem cairmos no erro, outra vez, de sermos a sombra de alguém ou mesmo de sermos a nossa própria sobra... apercebermo-nos que temos valor e que somos especiais… então aos poucos começamos a sentir-nos tão leves...

A cura das nossas feridas torna-se o nosso maior objectivo. Começamos a olhar para o nosso corpo como a vestimenta perfeita… deixamo-nos de comparar aos outros e isso coloca-nos ao mesmo nível de todos os outros seres humanos. De repente começamos a gerar um bom sentimento dentro de nós… semelhante ao toque de uma melodia suave… apetece-nos cantar de manhã no duche. Dizemos “Bom Dia!” a toda a gente. Damos por nós a sorrir sozinhos a olhar para a Natureza ou a apreciar o voo em ziguezague das andorinhas... ou a chorar encantados com o som de uma música que nos foi dada a conhecer ou a contemplar a chuva. Desfrutamos de todos os momentos como nunca… e num ápice não há vestígios de qualquer tensão no nosso corpo… tudo começa a ter solução… nada é impossível… este é o lema … tudo tem solução.

A Felicidade é o letreiro de qualquer porta que abrimos. A Vida é a placa que acompanha qualquer caminho que percorremos. Paz é a mensagem que trazemos no nosso coração. Compreensão e Compaixão são os sentimentos que extasiam as nossas palavras. Iluminação é a Luz onde os nossos olhos se reflectem.

Até voltarmos, novamente, a desencontrarmo-nos de nós próprios... a desviarmo-nos do nosso sentido... a perdermo-nos na estrada... a olharmo-nos através da sombra, da nossa e da sombra dos outros... deixamos de sorrir... de apreciar cada momento da nossa vida como único... acomodamo-nos... tornamo-nos apáticos e sem vontade de reagir... até nos esquecemos de amar...de ser amados...simplesmente esquecemo-nos... regressa a tensão ao corpo... a ressaca ao acordar... a falta de vontade... até que nos deparamos novamente com aquela perspectiva de profundidade... aquela que nos faz cair... olhamos e vemos aquele lugar... saltamos e caímos, ou reagimos e recuamos... ambas as hipóteses são puras decisões nossas... essa é a verdade... somos sempre nós que construímos o nosso caminho. Somos sempre nós que desbravamos a nossa “estrada”. As escolhas são sempre nossas, embora em alguns momentos não acreditemos nisso ou porque não nos convém ou porque a dor é difícil de suportar...

Então porque não escolhemos o Amor, a Paz, a Amizade, a União, o Respeito, a Fraternidade, a Luz, a Vida!
Serão apenas conceitos?
Talvez... mas pode haver quem diga que não! Que são sentimentos e verdades! Que é o caminho que devemos seguir... e que é a orientação que devemos guardar... sim.... acredito que sim... mas quem sabe se primeiro temos que ver a tal perspectiva de profundidade ....aquela que nos faz cair e ferir...

E depois de todas as quedas ...sentir que somos mais do que a complexidade superficial do homem - ego... e observar que da complexidade imana a simplicidade do homem - ser... aquele que é profundo e que não vê apenas a sua sombra, nem a sombra dos outros... mas antes se torna o espelho de quem para ele olha...

*Catarina*