quinta-feira, setembro 30, 2010

Uma Aventura do Espírito

"Se a criança que fomos nos questionasse hoje sobre o melhor que aprendemos na vida, o que diríamos e o que poderíamos vir a descobrir?
(...) Nós esperámos todos estes anos para encontrar alguém que nos compreende, alguém que nos aceita como somos, alguém com o poder mágico de derreter a pedra e transformá-la em luz do sol, que nos pode trazer felicidade apesar das provações, que pode enfrentar os nossos dragões na noite, que nos pode transformar na alma que escolhemos ser. Ainda ontem descobri que esse Alguém mágico é o rosto que vemos ao espelho: somos nós e as nossas máscaras caseiras".

*Richard Bach, Uma Aventura do Espírito, Publicações Europa-América*

quarta-feira, setembro 22, 2010

Pedagogia Waldorf

A pedagogia Waldorf surgiu em 1919, em Estugarda, na Alemanha, pela mão de Rudolf Steiner (filósofo, cientista e artista austríaco), numa escola criada para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória. A sua pedagogia caracterizava-se por métodos pedagógicos revolucionários e acabou por se espalhar pelo mundo inteiro, sendo hoje adoptada em mais de 600 escolas de 32 países.

Steiner preconizava um ensino adaptado ao desenvolvimento da criança, através de uma pedagogia holística, que a considerava dos pontos de vista físico, anímico e espiritual. O seu objectivo era contribuir para a formação de adultos conscientes, livres, afectivamente equilibrados, criativos, com sensibilidade social, respeitadores da natureza, com boa preparação intelectual e com capacidade para enfrentar os desafios, para definir os seus objectivos pessoais e para lutar por eles. Os domínios físico, anímico e espiritual são trabalhados de forma intencional nas aulas: as actividades físicas desenvolvem o querer (agir); as actividades artísticas promovem o sentir; o pensar é cultivado por actividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos, progredindo até ao pensamento abstracto, científico. A aquisição do conhecimento inicia-se com a experiência, surgindo o conceito apenas posteriormente. O desenvolvimento cognitivo caminha a par com o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como do sentido de responsabilidade para com a Natureza e as outras pessoas. Todas as aprendizagens têm como pano de fundo a arte. Trata-se de uma pedagogia que pretende criar entusiasmo e gosto pela aprendizagem, sem competição e respeitando o ritmo e as características de cada aluno.

A aprendizagem da leitura e da escrita processa-se de forma bastante particular. No primeiro ano de escolaridade, na continuidade do que acontecia no jardim-de-infância, a oralidade ocupa um papel fundamental, com a escuta de contos tradicionais pelos alunos. Neste nível as letras são apresentadas de forma artística. A aprendizagem da leitura faz-se do segundo ano em diante, partindo de textos escritos pelos próprios alunos.

A pedagogia Waldorf evita a categorização dos alunos de acordo com os seus resultados académicos, pois considera que as dificuldades de cada criança, sejam de natureza cognitiva, emocional ou física, são contrabalançadas por uma maior facilidade noutros aspectos desses domínios. Procura-se ajudar a criança a superar as suas dificuldades através da ajuda dos professores e dos pais, que pode passar por um acompanhamento tutorial e pelo fornecimento de material/actividades com um grau de dificuldade adequado.
*Wikipédia*

segunda-feira, agosto 02, 2010

Mensagem a um amigo

O tempo ajuda a aliviar a dor e a tristeza que sentimos quando alguém que amamos deixa de estar presente físicamente. O tempo ajuda a compreender que todos nós um dia deixaremos de estar cá, pelo menos sob esta forma física. O tempo ajuda-nos a relembrar com um sorriso e com um brilho no olhar os momentos especiais que vivemos com os nossos ente queridos, deixando-nos orgulhosos e felizes. O tempo permite-nos sentir aqueles que nos deixaram como uma brisa suave, como uma marca que ficou em nós. E é essa marca positiva que devemos guardar e orgulharmo-nos de um dia termos tido a felicidade de conhecer aquela maravilhosa alma! E com o tempo sentiremos com amor os nossos ente queridos como as nossas estrelas guia, os nossos anjos!!
E se trocarmos a palavra tempo pela palavra vida e lermos novamente o texto, iremos perceber que a vida e muito e demasiado importante para ser esquecida… de viver!

*Catarina*

terça-feira, maio 18, 2010

Fernão Capelo Gaivota

"Este é o filme que marcou uma geração e transformou o livro de Richard Bach num best-seller que vendeu 40 milhões de cópias e viajou por 70 países do mundo. Fernão Capelo Gaivota é uma ave que não se contenta em voar apenas para comer, ou em lutar para sobreviver. Fernão tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre vôo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira e espiritualidade, pautada no amor e na compreensão do outro."
"... Fernão, é que tu és um pássaro num milhão. A maior parte de nós percorremos um longo caminho. Fomos de um mundo para o outro que era quase igual ao primeiro,sem nos preocuparmos com o destino, vivendo o momento. Fazes alguma ideia de quantas vidas teremos de viver antes de compreendermosque há coisas mais importantes do que comer, lutar, ou disputar o poder no Bando? Mil vidas, Fernão, dez mil vidas! E, depois, mais cem vidas até começarmos a aprender que a perfeição existe, e outras cem para constatar que o nosso objectivo na vida é conseguir a perfeição e pô-la em prática. As mesmas regras se aplicam, agora a nós: escolhemos o nosso mundo através do que aprendemos neste. Se não aprendermos nada, então o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e obstáculos a vencer."..."O que fizeste foi modificar abruptamenteo teu nível de consciência, que, a propósito, até é bem mais evoluído que o que deixaste. Podes permancer aqui e aprender neste nível, ou voltar..."
“Não amas o ódio e a maldade, obviamente. Tens de praticar e ver o bem em cada um deles e ajudá-los a ver o bem neles próprios. Esse é o significado do Amor. É divertido quando aprendes. E o caminho para encontrar a Perfeição e o Amor está dentro de nós.
Observa com a tua sabedoria. Descobre o que já sabes. Utiliza os teus conhecimentos, ensina-os e passa adiante, e aprenderás a voar”.

segunda-feira, maio 03, 2010

Saudade

"No dia seguinte, logo de manhã, o rapaz foi ao seu jardim e colheu uma rosa encarnada muito perfumada. Foi para a praia e procurou o lugar da véspera.
- Bom dia - disseram a menina, o polvo, o caranguejo e o peixe.
- Bom dia - disse o rapaz. E ajoelhou-se na água, em frente da Menina do Mar.
- Trago-te aqui uma flor da terra - disse - chama-se rosa.
- É linda - disse a Menina do Mar, dando palmas de alegria e correndo e saltando em roda da rosa.
- Respira o seu cheiro para veres como é perfumada.
A menina pôs a sua cabeça dentro do cálice da rosa e respirou longamente.
Depois levantou a cabeça e disse suspirando:
- É um perfume maravilhoso. No mar não há nenhum perfume assim. Mas estou tonta e um bocadinho triste. As coisas da terra são esquisitas. São diferentes das coisas do mar. No mar há monstros e perigos, mas as coisas bonitas são alegres. Na terra há tristeza dentro das coisas bonitas.
- Isso é por causa da saudade - disse o rapaz.
- Mas o que é a saudade? - perguntou a Menina do Mar.
- A saudade é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora."
*Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar, figueirinhas.*

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Sentimento do dia

"Quando nos sentamos a ver passar um rio, a verdade é que é o rio que está a ver-nos passar. Porque, depois de nós, o rio continuará ali".

*Paulo Geraldo*